Bem vindos ao meu blog. Aqui escrevo o que penso, o que me apetece e o que bem entendo. Fiz-me entender? Nem por isso? É complicado exemplificar. Puxai uma cadeira. Comei pipocas e ride! Sim...riam muito porque tristezas não pagam dívidas.



segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Portugal no topo da imitação

Já toda a gente sabe o que é imitar algo ou alguém certo? Logo acho que poderei começar por saltear essa vertente muito usada por quase todos. Na verdade toda a gente imita toda a gente. Calças de ganga quem as usa não é apenas a minha vizinha, sou eu também e provavelmente quem está a ler o meu post tem também umas calças de ganga vestidas.
Quem gosta de usar t-shirts está tratado porque, por mais variada que seja a estampagem, não passa de uma t-shirt. Quem usa um cachecol esqueça que é original, existem mil e um cachecóis diferentes pelo mundo e eu também os uso. ( Porque não um par de ténis pendurados ao pescoço pelos cordões? Eu vi uma vez isso na Springfield e embora achasse horrível pensei para comigo: Pelo menos é algo que ninguém se atreve a fazer, seria giro ver alguém aqui a passear com os ténis ao pescoço.)
Mas a imitação não está apenas nas vestimentas que usamos. Sempre achei que o nosso rico país ( mais podre que rico mas enfim, perceberam a ideia) gosta muito de seguir as tendências mundiais e resolvi fazer uma listinha colorida das imitações que nós portugueses sofremos na televisão, dado que hoje em dia, não há canal português ( SIC, RTP, TVI ETC...) que não tenha a brilhante ideia de imitar alguma coisa internacional e dizer que fez algo de original. No fundo essa imitaçãozeca, não passa de uma cópia barata do original e pouco ou nada criativa.
Ora vejam só:
  • Morangos com açúcar/ malhação ou new wave: Vamos lá começar. Toda a gente sabe do que falo. A morangomania veio para ficar até irritar e cada vez que se compra uma revista não há como escapar a uma cara dos morangos que, por si só, se tornam logo famosos e grandes actores vejam só. E de onde veio a ideia dos morangos? Muito bem, da new wave, uma novela super polémica ( que eu pouco ou nada via por acaso) mas que soube que estava muito bem montada e até gostava.
  • Rex/ max: Aí há uns tempos houve uma série muito badalada na nossa SIC que era o Rex, o cão polícia. Era super gira e era e continuará a ser a série que mais cativou a minha atenção até hoje. E como não podia deixar de ser, deu origem a uma outra série portuguesa, imaginem só, chamada de max. Não me perguntem se deu na TVI ou SIC mas foi num desses canais e diga-se: versão barata.
  • Britans got talent/ Portugueses têm talento: Sério, ainda não chegou á televisão, mas já há as inscrições. Haverá coisa mais parecida?
  • El hormiguero/ O formigueiro: Esta meteu-me um vómito danado! O programa em espanhol, diga-se, estava super engraçado, mas na nossa querida versão é melhor fugir e para quem viu que me diga: acharam alguma piada? Eu não.
  • Big Brother: Não pessoal, o Big Brother não foi estreia em Portugal, enganam-se. Pesquisem onde foi se estiverem mesmo interessados em saber, mas Portugal apenas seguiu a ideia e tentou fazer algo de "original" e único. Cute ahm?
Bom, existem "n" coisas que nós fazemos só mesmo porque queremos seguir as ideias de fora. Já para não falar nos nomes das novelas portuguesas que são de meter nojo. Se houver uma música portuguesa, a TVI pega no nome dessa música e faz o nome de uma novela. Nada mais simples.
E sim, eu entendo perfeitamente porque raio não vejo televisão e querem saber que mais? Sinto-me orgulhosa disso.

Sem comentários: