Bem vindos ao meu blog. Aqui escrevo o que penso, o que me apetece e o que bem entendo. Fiz-me entender? Nem por isso? É complicado exemplificar. Puxai uma cadeira. Comei pipocas e ride! Sim...riam muito porque tristezas não pagam dívidas.



sábado, 20 de novembro de 2010

A moda

Esta pergunta tem estado na minha cabeça desde que me lembro. Estar na moda muitas vezes significa seguir as tendências afincadamente ou pelo menos grande parte dessas mesmas tendências. Mas se formos a ver bem, a moda não é um mundo assim tão vasto quanto isso.
A meu bem ver, isto falando de mim porque é precisamente o que eu penso, a moda é um processo puramente redundante, o que se usa agora chegou a ser moda no tempo dos nossos queridos paizinhos. Muitas das roupas que hoje procuro, ou que gosto, não por estarem na moda mas sim por gosto pessoal ( não vou atrás do que se usa mas sim do que gosto e me fica bem), foram roupas que nos anos 80 a minha mãe chegou a usar. E se querem saber, sim, a minha mãe era um mulher moderna, chegou a ganhar como Miss Portugal e as fotos dela, só de olhar para elas, fico com os olhos a brilhar com o orgulho. Tenho que admitir que a minha mãe sempre foi uma mulher de bom gosto em tudo.
A moda é também uma coisa efémera, para além de redundante. O que se usou ontem, ontem não está mais em voga e isso é uma chatice para aquelas meninas pop star que tendem a seguir á risca os passos da moda e passam a gastar todas as semanas ou meses uma nota preta por um par de calças prada. Diga-se de passagem, não é por ser prada ou outra marca qualquer, mas há roupa bem mais barata e bonita noutros lados, se bem que o facto de ter uma etiqueta com uma marca qualquer as dondocas vão tocas atrás feitas doidas e eu fico sempre espantada em como uma pessoa pode ser tão materialista. Não é que eu não o seja, também o sou e admito-o perfeitamente, mas se formos a ver bem, somos todos um pouco não acham? Todos temos necessidades de consumo nem que seja o consumo essencial, como por exemplo, mudar de ténis porque os dedos dos pés já estão a sair para fora, mas todos precisamos de alterar ou fazer alguma coisa por nós mesmos.
Eu em termos de roupa nem sou muito consumista, mas por vezes gosto de sair e comprar uma peça de roupa bonita e que me fique a matar. Especialmente se não tiver sido uma coisa planeada, se estiver com a minha mãe por exemplo, e ela, tal como eu gostar muito de algum modelito e me quiser oferecer, eu aproveito sempre as ofertas que me fazem não por ser interesseira, mas dado que não foi oferecido alguma coisa, isso quer dizer que a pessoa que nos quer ofertar algo o faz de boa vontade. Quer dizer, eu mesma já ofereci algo a alguém sem na verdade ter muita vontade, só mesmo pelo simples facto de saber que a pessoa a quem iria dar o presente não me estava a tratar em conformidade e com o mesmo empenho que eu estava a dar nessa mesma pessoa, mas nem me importo com o facto de lhe ter oferecido o presente. Significou que eu ainda fui capaz de fazer alguma coisa por ela e que sou menos egocêntrica.
Acho que as mulheres de hoje em dia, mas mais as jovens da mesma faixa etária que a minha, são muito consumidoras. Cada vez que vou passear a uma loja de roupa e olho ao meu redor, o que vejo sempre são jovens da minha idade ou um pouco mais novas ás compras e muitas delas a esfolarem-se por uma saia que quando a vejo nem que tivesse milhões no meu bolso a comprava, mas isso também depende muito do gosto de cada pessoa e eu não sou pessoa que discute gostos pessoais, cada um com os seus. E quem fala em gostos pessoais fala de imitações, que se forem a ver bem, são cada vez maiores. Se uma determinada marca de roupa lança um modelo original no mercado, não precisam de contar os meses ou os anos para verem cópias no mercado. A lacoste por exemplo, adidas, tudo marcas que são vistas em grande abundância de imitações nas barracas e feiras, mas que muita gente compra e porquê? Porque muitas vezes são bem mais giras ou baratas que as originais e em tempo de crise é isso mesmo que devemos fazer. Eu prefiro mil vezes comprar com uma nota de 50 euros uma peça de roupa e me sobrar para mais 3 ou 4 do que gastar os mesmos 50 euros em apenas uma peça de roupa e sentir-me vazia por não ter comprado tudo o que me fazia falta.
Tudo isto para dizer que não sigo modas, não sigo nada nem ninguém a não ser que goste de alguma coisa e a ache original. Eu apenas busco o que gosto e me fica bem. E já agora, invejas não são para mim. Felizmente nunca tive que passar por uma invejite aguda.
E os meus caros seguidores? O que acham das modas de hoje em dia?

1 comentário:

Ben Mayer disse...

Great post that you got there. Congratulations.