Bem vindos ao meu blog. Aqui escrevo o que penso, o que me apetece e o que bem entendo. Fiz-me entender? Nem por isso? É complicado exemplificar. Puxai uma cadeira. Comei pipocas e ride! Sim...riam muito porque tristezas não pagam dívidas.



domingo, 14 de novembro de 2010

Música actual é boa música?

Olá a todos. Desde já quero dizer que já andava com este post planeado há bastante tempo, mas não me apetecia muito falar nele, pelo menos até ao momento, dado que ando super ocupada com o monte de coisas que agora tenho para fazer. Mas resolvi falar disto agora dado que, cada vez mais penso sobre este assunto.
Para já coloco uma questão muito importante para dar início ao post. A questão é a seguinte:
Gostam da música actual?
Como viram é uma pergunta simples, mas que me levanta muitas questões.
Na minha opinião, cada vez mais os cantores da actualidade vão matando a música de qualidade.
Cada vez que ligo a rádio das duas uma: Ou escuto a mesma música ser tocada umas 30 mil vezes no mesmo dia ou escuto aquelas versões baratas com refrões dos anos oitenta, o que na verdade considero super deprimente, dado que há tanta coisa que pode ser feita na música, tanta aresta a ser limada, tanta imaginação que o ser humano tem e não a utiliza a não ser para vender. Mas isto é o que acho. Não quer dizer que todos vocês tenham forçosamente que pensar o mesmo que eu.
Acho cansativo ligar a rádio porque acabo por ouvir a mesma música sempre, de dois em dois minutos e mesmo sendo uma música da qual eu até seja apreciadora, acabo por desligar a rádio mal ela comece. Este é um dos motivos que me faz querer poupar a rádio da cozinha de cada vez que vou cozinhar alguma coisa.
Embora sejam muitos temas musicais actuais até bastante interessantes, acabo por me fartar de ouvir coisas ás quais hoje em dia chamamos de remixes, se é que eu considero isto um remix.
Um remix na minha opinião poderia ser chamado de uma segunda versão da música mãe, ou a música que deu origem a esse remix, mas no mercado da música chamamos remix a um som do Tupac, por exemplo, misturado com o refrão da música In the Air Tonight do Phill Collins. Não sei se já ouviram o tema, acho-o super criativo e até mesmo original, mas todo o rapper tende a fazer a mesma coisa. Always. Nunca quebra a regra. Parece que se trata de uma comunidade em que uma das regras impostas pelo chefe foi a seguinte:
TODO O RAPPER TEM DE PEGAR NUM CANTOR FAMOSO E TIRAR OU O REFRÃO OU O SOM MATRIZ DA MÚSICA E COLAR NO SEU TEMA.
Sim soa bem, mas enjoa. Parece que falta originalidade. E verdade seja dita, sou muito mais adepta da música dos anos oitenta que da actual pelo simples motivo de que antigamente as pessoas faziam música por gosto. Actualmente não se passa o mesmo. Actualmente faz-se música para vender e essa é a verdade. O que acaba por ser uma pena.
Uma das coisas que me fez também pensar neste tema e o postar foi um grupinho de jovens espanholas e portuguesas que caminhavam nas ruas de Madrid a ouvir uma música cujo o nome eu penso ser: Unts unts unts! Sim, porque a música hoje é isso mesmo também. É tudo unts unts unts. A meu bem ver parece um apelo indirecto para que uma determinada pessoa se unte em alguma coisa. Não acham? Unts!
Penso que na actualidade qualquer pessoa pode lançar um disco com meia dúzia de temas e ter uma legião de fãs. Eu mesma consigo fazer isso com a maior das facilidades. Eu trabalho com um programa que se chama Ableton 8. Para quem não sabe o que é, basta procurar no google. O Ableton é um excelente programa para dj's e músicos montarem os seus instrumentos e alterarem músicas, poderes recriar, brincar com a música e até mesmo fazerem mega êxitos. Eu poderia pegar numa quantidade de samples e montar uma carrada de instrumentos virtuais no Ableton e fazer um mega som ao estilo Unts e gravar para mandar a várias editoras do país. Sinto-me um pouco deprimida com a situação musical em que nos encontramos. Toda a gente canta temas de toda a gente. Liguem as rádios e tirem a prova dos 9. Isso é uma moda e veio para ficar. Há versões do Truly Madly Deeply dos Savage Garden cantados pela Cascada, ou outros tantos que nem me apetece referir ou até mesmo não me ocorrem de inúmeros que são.
Embora goste de ouvir várias coisas diferentes e possa até gostar mais de uma versão do que propriamente de um original, fico sempre a pensar se na cabeça daquele cantor ou cantora não ocorreu uma ideia melhor, como por exemplo, fazer uma música por si. Uhm?

E vocês leitores, que acham da situação musical em que nos encontramos?

Sem comentários: