Bem vindos ao meu blog. Aqui escrevo o que penso, o que me apetece e o que bem entendo. Fiz-me entender? Nem por isso? É complicado exemplificar. Puxai uma cadeira. Comei pipocas e ride! Sim...riam muito porque tristezas não pagam dívidas.



terça-feira, 20 de setembro de 2011

Os Status do Facebook

Uma coisa caricata, que sempre me despertou a atenção foram os status do Facebook.
Embora neste post eu faça mais referência ao Facebook que a outras redes sociais, o mesmo se passa com toda e qualquer rede social quando temos que meter o estado de relação que temos com alguém.
Posso dizer que estamos a atravessar a fase do nudismo, em que os canais de música se enchem de vídeos com mulheres nuas e a imagem tem cada vez mais peso na sociedade. Na minha opinião, tudo anda a perder qualidade, incluindo os tipos de relação que as pessoas escolhem para as suas vidas. Desta forma, de acordo com a nossa actual mentalidade, o Facebook disponibiliza opções de relação entre as que são cada vez mais faladas na sociedade.
A pequena lista que se segue dá alguns exemplos, na minha opinião completamente descabidos, de status do nosso século tanto no Facebook, como falado pela boca do povo.
  • Relação aberta- Ok, chamem-me tartaruga, o que quiserem, mas se há coisa que realmente eu não consigo entender é essa modernice de dizer que se está numa relação aberta. Para mim, uma relação é uma relação. Se eu estou comprometida e quero mudar o status do Facebook, meteria que estou comprometida e nada mais. Uma pessoa que assume um compromisso com outra, seja ele aberto, achatado, com riscas, azul com porpurinas, é um compromisso, logo é comprometido. A ideia de relação aberta quer precisamente dizer o seguinte: " Tu e eu namoramos de certa forma, mas tu podes fazer o que entendes que nem quero saber e eu o mesmo que não te diz respeito" , o que na minha opinião é pura e simplesmente brincar aos namorados. É por essas e por outras que tantas relações abertas mudam de posto para solteiras.
  • Amizade colorida- Embora encaixe que nem uma luva na nossa actualidade, a amizade colorida é já batida nestas andanças de status. Basicamente uma amizade colorida baseia-se em dois amigos que partilham mais do que amizade sem se que assumam qualquer tipo de relação,o que é simplesmente idiota. Eu posso dar um bem melhor termo para designar uma amizade colorida que dê melhor imagem e não seja tão estupidamente infeliz. Para mim uma amizade colorida não tem nada haver com atracções sexuais sem compromisso, mas sim termos a capacidade de nos integrar com todo e qualquer tipo de raça humana, quer chinesa, quer cabo verdiana, quer angolana, quer o que quer que seja e de que país venha, feio, bonito, gay, lésbica...a nossa capacidade de aceitação alargar horizontes é uma coisa que vejo cada vez menos dada a nossa mentalidade racista, mas relações cada vez mais estranhas já dá para uma boa lista de compras.
  • Uma curte- "Ando a curtir com o Fábio"; "O Pedro pediu-me para curtir com ele..." Curtir é isso mesmo, nada sério. Em palavras mais antiquadas, há uns bons tempos atrás, um homem que quisesse uma mulher por uma noite era apenas isso, por uma noite, coisa de momento passageiro, nada sério. Agora tem o nome de curte. Pondo ainda o termo noutros significados, curte é igual a alugar espaço por uns dias e quando aborrecer e chatear troca-se de mercadoria, o que não faz qualquer sentido. Curtir, para mim, é apenas mais um termo vulgar que simplesmente me enoja, mas nada tenho contra quem queira seguir por estas vertentes, até porque estamos todos livres de fazer o que quisermos.
No meu ponto de vista uma pessoa que queira ter algo com outra, relacionar-se ou comprometer-se com outra pessoa automaticamente está numa relação, ou seja, comprometido. Uma pessoa que esteja livre chama-se solteiro ( Será que um dia irão surgir os vários tipos de solteiros? Ao estilo: Solteiro de dois em dois dias; solteiro que se prende a cenas mas se desprende delas...e digo cenas na nossa linguagem moderna); Uma pessoa que queira casar-se tanto pode estar comprometido como noivo, dependentemente do passo que decida dar á sua vida e os casados ou casadas deste país que tiveram a infelicidade de perder o seu amado ou amada por uma qualquer infelicidade estão viúvos. Minhas gentes, encarem a realidade...não há tantos status assim. Essa mania de ser uma relação aberta e sem limites em que tudo seja permitido é simplesmente nojenta. Uma pessoa se quer alguém na sua vida comprometa-se, por outro lado se não quer não se comprometa. Se gosta assuma sem cerimónias, se não gosta não assuma. Lógico que isto não passa de um simples ponto de vista, mas nem sempre variedade é sinal de qualidade, até porque não vejo qualquer qualidade nesses tipos de relação. E é por estas e por outras que vejo cada vez mais mães solteiras, mães aos 14 anos quando na verdade deveriam era de estar a estudar e a crescer porque são ainda umas crianças, doentes com SIDA cada vez em idades mais prematuras e por aí fora. Uma relação é um acto em que dois seres decidem entre si criar um laço de envolvimento mutuo e a dois é bom, mas a três é demais...nunca ouviram dizer? O termos 3 para mim sempre me fez lembrar o antigo par de chifres...

Bom, acho que fico por aqui, comentem, digam o que pensam enquanto eu vou mudar o meu status.

4 comentários:

Cátia disse...

AHAHAHAHAH sim tenho de dar a minha mão á palmatória, lá isso é verdade, tu tens mesmo razão. Mas que queres? São as modernices e tens que te acostumar que cada vez vai aumentando mais. Relações abertas estão muito a dar, amizades coloridas também e as curtes minha cara, parece até que não sabes que são pão nosso de cada dia.

Jorge disse...

Miuda, isso
e o que há mais por aí, gente que quer ser moderna não falta.
Felizmente ainda existem pessoas com golpe de vista.

JO disse...

ADORO RELAÇÕES ABERTAS, CURTES E AMIGOS COLORIDOS.

sem dúvida, as modernices do nosso mundo novo. Um dia as nossas relações serão ao estilo amigaço do amaço (se bem que***já é algo assim)

Jeff disse...

Karma ou não, passar de relação aberta/curte/amizade colorida a soltairo/a sounds like POPO!