Bem vindos ao meu blog. Aqui escrevo o que penso, o que me apetece e o que bem entendo. Fiz-me entender? Nem por isso? É complicado exemplificar. Puxai uma cadeira. Comei pipocas e ride! Sim...riam muito porque tristezas não pagam dívidas.



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Inicio de mais um ano

Pois é...
Como tudo na vida que vai e volta, um novo ano académico vem a caminho e espero que seja o último, se tudo correr bem.
Geralmente é nestas alturas que sinto que não tenho descanso algum. Ou tenho que andar de um lado para o outro a tratar deste e daquele papel, ou tenho que andar atarefada com as compras de material escolar ou é sempre um ou dois erros de sistema informático que sucedem nos serviços académicos da UALG. Já para não falar que ( isto para quem não estuda na Universidade ou não sabe como as coisas funcionam) só de seguro escolar temos de pagar 25 euros de entrada com 72 horas de antecedência para se poderem efectuar as matriculas e depois, ao longo do ano um bom montante de 230 euros em quatro prestações, que vai chegar aos 900 e tal euros totais que devem ser pagos. Já não falo de material que tenhamos que adquirir, que na sua maioria são simplesmente fotocópias, mas também as ditas fotocópias chegam a ser mais caras que os próprios livros. Só para uma cadeira cheguei a gastar 50 euros em cópias e não estou a brincar.
Estando o nosso país num momento de crise económica acentuada, cujo IVA sobe todos os dias quase, é bom que tenhamos que dar uso á nossa criatividade e reutilizar os materiais. Geralmente, para a universidade nunca usei muito mais que dois cadernos e as ditas canetas, mas conheço quem goste de usar muito mais do que isso. Aviso logo que não estamos no tempo disso. Portugal além de ter de atar ainda mais os cordões á bolsa tem de aprender a poupar. No meu ponto de vista, a única vantagem que isto nos oferece é a aquisição de uma mentalidade mais adulta em que deixamos de comprar tanta coisa desnecessária só para ficar a enfeitar na prateleira do quarto. No meu tempo as coisas têm sido todas de muito fácil aquisição. Não digo que não se trabalhe para que hajam bens em casa. Lógico que sim. Mas na minha opinião, acho que nós somos extremamente consumistas. Eu mesma o fui em tempos e estou-me mesmo a deixar disso. Eu olho para o que tenho em casa e metade do que comprei hoje ofereço á minha irmã mais nova. No fundo as coisas são muitas vezes adquiridas mesmo pela febre de aquisição e nada de mais relevante que isso.

Nesta altura do ano começa também o Outono. Acreditem ou não, a verdade é que estou até a desejar. Gosto de ver as árvores despirem-se de verde e ganharem uma tonalidade meio amarelada. Gosto de ver a Terra descansar um pouco do verdejante e ganhar tons meio acastanhados, gosto das primeiras chuvas outonais, do café matinal, do chá quente, de uma peça de roupa aconchegante e de andar de guarda-chuva na mão. O que mais gosto no meio de tudo isto é o cheiro a terra molhada tão característico desta época e da época de Inverno.
Outra das coisas que gosto é de me levantar cedo para ir esperar a minha colega na estação e juntas irmos para as nossas aulinhas. Gosto de ir no autocarro a absorver um pouco de música e o pequeno-almoço tomado no bar da faculdade. No fundo isto são coisas que me fazem mesmo sentir em casa porque são tão rotineiras...e embora eu goste de variar e não me prender á rotina, a verdade é que a minha vida não é muito dada a rotinas. Nada do que se passou hoje se irá passar amanhã. Tirando o facto das aulas, todo o dia que passa é novo para mim e tento sempre vivê-lo ao máximo.

3 comentários:

Cátia disse...

Como corre isso? Motivada para mais um ano?
Boa sorte com isso. Já faltou mais.

J disse...

Pois é, estás quase a iniciar mais uma dorzinha de cabeça. Firme com isso para acabares logo.

Jeff disse...

Aplica-te para saires daí a correr sem ter de olhar para trás, que já te vejo muito saturada disso.