Bem vindos ao meu blog. Aqui escrevo o que penso, o que me apetece e o que bem entendo. Fiz-me entender? Nem por isso? É complicado exemplificar. Puxai uma cadeira. Comei pipocas e ride! Sim...riam muito porque tristezas não pagam dívidas.



quarta-feira, 21 de março de 2012

Baixar músicas da Internet segundo Tânia Dias

Música...
Uma das minhas palavras de eleição, aquela coisa que toda a gente ouve, aquela coisa que eu não posso passar sem ouvir em qualquer lado.
Hoje em dia faço tudo com música. É super prático transportar as nossas músicas preferidas num aparelho e ouvir em qualquer parte. Porém, de onde virão a maior parte das músicas que temos na nossa infindável lista de músicas no computador?
Toda a gente, mas MESMO TODA A GENTE já tirou músicas da internet. Sai muito mais prático hoje em dia fazer o download de uma músiciquita catita que gostamos e metê-la no mp3/4/ipod e ouvir onde bem nos apetecer. Porém, quando estamos um download de uma música temos plena consciência que estamos a praticar um roubo corrente. É frequente dizer-se que estamos a roubar o trabalho do cantor, uma vez que é de música que ele vive. Embora eu não veja as coisas exatamente nesse prisma, não considero de todo ético que se tirem albuns e álbuns a internet. Eu sei que cada vez mais comprar um album é um luxo e que com esta crise temos que fazer as contas aos trocos. Porém acho que deveriamos ser mais seletivos na forma como fazemos uso dos motores de busca e da forma como abusamos dos programas para retirar músicas da Internet. Geralmente, quando tiro uma música da Internet e escuto todo o album no youtube e vejo que vale a pena, eu nunca saco o album da net, eu compro. Pode ser para o mês que vem, para daqui a dois meses, mas acabo sempre por fechar os olhos e comprar algo que gosto, afinal não pode ser só dinheiro para o estado, nós também temos direito. Já perdi a conta das músicas e albuns que tenho no meu computador e da minha constante sede por vozes frescas, mas sou bastante seletiva nas escolhas que faço quando tenho que sacar alguma música da internet. Não vejo mal algum em tirar de forma não abusiva. É normal que queiramos ouvir para saber se vale a pena, pelo menos é assim que funciona comigo.
Com estas manias todas, não estou a querer dizer não o façam, podem fazer como entenderem. O meu ponto de vista não tem de ser necessariamente igual ao de todos. Não estou também propriamente ralada com o que o músico perde á pala da quantidade de downloads que são feitos, assim como o músico também não se rala comigo porque nem sabe que eu existo.

E vocês? São alguns download maníacos?

2 comentários:

Jorge disse...

Lamento dizer, mas tenho quase tudo baixado da net e não me ralo minimamente se é esteticamente ético ou correto. Not at all.

Unknown disse...

Não baixo músicas da net salvo raras exceções em que quero apreciar melhor uma música que me chamou a atenção, mas de resto compro sempre tudo. Não o faço por ética ou porque é legal, faço porque gosto e nem é porque posso, poder ninguém pode, mas quando se quer dá-se um geito.