Bem vindos ao meu blog. Aqui escrevo o que penso, o que me apetece e o que bem entendo. Fiz-me entender? Nem por isso? É complicado exemplificar. Puxai uma cadeira. Comei pipocas e ride! Sim...riam muito porque tristezas não pagam dívidas.



segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Campanhas de Natal

Ok cá vai. Hoje enchi-me completamente com os anúncios televisivos das campanhas de Natal e passo a explicar o motivo.
Acho muito bem que sejam feitas as campanhas de Natal para ajudar as crianças e até as pessoas com menos recursos ou os sem abrigo, mas sejamos sinceros, porquê só no Natal?
  • Um sem abrigo que não tenha o que comer todo o ano só come no Natal. Vá lá pessoal, nada de rir, estamos em crise por isso há que poupar e deixar de comer todo o dia.
  • Uma criança vitima de abusos sexuais ou doenças cancerosas só podem ser tratadas no Natal, o que quer dizer que ao longo do ano morrem inúmeras crianças vitimas de cancro e não há campanhas, salvo seja a boa vontade de quem quiser abrir os cordões á bolsa e tirar uns trocos.
  • Uma pessoa que não tenha onde viver ( agora não pensemos que passa dias sem comer) ganha uma dormida numa tenda improvisada pela Associação do renhenheu mas só nesta altura do ano, o que quer dizer que vai ter de se virar depois.
  • A Leopoldina é tão boazinha e não me deu nem um chocolate.
Pessoalmente gosto de ajudar quem precisa quando tenho uns trocos na carteira. Já o fiz muitas vezes e farei sempre que possa, de acordo com as minhas possibilidades. Não tenho muito, mas gosto de repartir por quem precisa e embora saiba que esse dinheiro não irá dar de comer a A, B ou C por um mês, pelo menos sei que ajudou em alguma coisa. Mas também sou honesta, estas campanhas são muito apelativas, mas nem todas são como se ouve ou como as pintam. Por exemplo a Cruz Vermelha já fez uma boa jantarada á pala do dinheiro da boa vontade de quem o deu para a ajuda de pessoas carenciadas. Acho que carenciado estava o estômago de todos os que lá trabalhavam, ou grande parte. Por isso gosto sempre de dizer para verem bem a quem dar e verificarem na medida do possível a veracidade dessa campanha, ou ainda se habilitam a ser uma dessas boas pessoas que não se importa de ajudar a pagar um bom jantar á malta.
E já que se fala em Natal, vejam bem o que vão pedir para este ano. A crise está a chegar á carteira de toda a gente e a cada dia que passa se sente mais. Não seria nada má ideia reutilizar-se coisas ás quais já não damos utilidade e fazer dali coisas novas. Umas podemos dar a quem mais precisa, outra oferecer a quem se gosta e outras ainda ficar para nós mesmos. Um bocadinho de egoísmo nunca matou ninguém. Feliz Natal para todos. Comam muitos doces, mas deixem um para mim.

3 comentários:

Anónimo disse...

Estou de acordo, se não for no Natal pobre não come. Não deveria ser assim. Basta que Portugal está como está para se perceber como chegamos até aqui.

Cátia disse...

Realmente não deixa de ser verdade. Enfim, o mundo é como é porque as pessoas só se lembram dos outros nestas alturas. E vai por mim que será cada vez menos.

Jorge disse...

Eu fico sempre chateado com as ideias das campanhas, que são muito bonitas, mas são apenas de ano a ano, nesta altura do ano. Costumo ajudar quem precisa, mas faço-o ao londo do ano, dando do que é meu a instituições e ajudando com comida. Não se come uma vez por ano como bem disseste.