Qual é coisa qual é ela, que mal entra no pc me deixa amarela?
O VÍRUS DA POLICIA DE SEGURANÇA PÚBLICA, claro!
Nesta segunda-Feira passada, era cerca da 1:30 quando recebi o dito vírus.
Trata-se de uma imagem que fica no ambiente de trabalho e que diz que a Policia detetou que entramos num site ilegal e como tal ficamos com o utilizador bloqueado e...para o desbloquear temos de pagar uma multa de 100 euros. Toda a gente sabe, ou pelo menos deveria de saber, que a Polícia quando quer contatar um cidadão NUNCA, JAMAIS envia um e-mail para o mesmo. A Polícia entra em contato com a pessoa via carta registada ou pessoalmente e nunca por e-mail. Logicamente, para quem nunca se tinha deparado com uma situação semelhante, entrei em pânico, não por ter de pagar 100 euros, porque vi logo que era uma fraude, mas por me ter arriscado a ficar com computador. Quem faz as contas aos euros tem de ter sempre em conta que não andamos a trabalhar na rotunda para comprar um portátil por semana...pelo menos falo por mim.
Ora, este vírus não é de difícil remoção. Pelo menos eu dei logo com o chamado Cavalo de Tróia.
Basta ler-se a descrição do anti vírus que mostra onde o vírus está alojado e escrever o dito endereço na barra procurar do menu iniciar. Neste caso seria Iniciar e de seguida seria qualquer coisa como c:\(nome do utilizador)\AppData\Local\Temp\(nome do vírus que deve conter qualquer coisa exe, ou não)
No meu caso, o meu vírus tratava-se de uma suposta aplicação da linha de comandos, o que não fazia muito sentido, mas que não pode ser eliminado com o computador em funcionalidades normais. Como tal, assim que se inicia o computador, logo a seguir ao logótipo ou marca do mesmo ser anunciada no ecrã, deve primir-se a tecla F8 e entrar em Modo de Segurança. O Modo de Segurança, para quem possa não saber, é quase o mesmo que o modo normal de iniciação, mas apenas com as ferramentas básicas para se poderem resolver problemas com o computador. Como tal repeti o processo, dei com o Cavalo de Tróia e foi automaticamente removido sem pena alguma, porque penas que as tenham as galinhas.
Para todos os efeitos o assunto ficou resolvido. No entanto, como eu não gosto de passar duas vezes pelo mesmo, deixo aqui o meu concelho de amiga para os meus caros leitores.
Nunca em situação alguma entrem em site duvidosos. Na maior parte das vezes há sempre um vírus á solta. Devem ter sempre o anti vírus atualizado para evitar coisas do género e além do mais evitem deixar o vosso e-mail em fóruns ou outros tipos de site. No fundo estamos todos habilitados a que os chamados robots informáticos nos apanhem o endereço e consigam saber dos nossos dados. A nossa segurança é sagrada e ninguém tem o direito de mexer nos nossos dados. Os chamados robots estão programados para reconhecer os ditos endereços eletrónicos, coisas como @ ponto qualquer coisa podem ser facilmente identificados e de seguida cria-se uma espécie de caça á presa através dos sites que se frequentar, ficando-se a saber até do tempo que se passa em determinado site, para onde se segue, o que se faz na internet, em suma. Para quem não pode evitar deixar o seu e-mail, uma boa forma de disfarçar o e-mail é dá-lo por extenso, como por exemplo o e-mail que se segue:
joãocanhoto@hotmail.com
Ficando por extenso seria algo como João Canhoto arroba hotmail ponto com. Claro que poderão ser identificados de qualquer forma, mas corre-se menos riscos.
Os mails são também uma boa fonte de receção de virus, especialmente quando trazem anexos. Existem também e-mails da fraudulentos que se fazem passar pela polícia dizendo que se está a investigar um crime e o relatório vem em anexo. Mesmo que abram o e-mail, nunca abram o anexo, pois é um vírus que muda todas as configurações do computador e tem-se assim, o acesso a dados e informações pessoais. Todos os e-mails que recebam e que sejam duvidosos, nomeadamente de bancos, de prémios ou ofertas de trabalho, algo que mecha com os dados ou até mesmo publicidade enganosa, metam como phishing, pois evitarão receber coisas do género mais vezes. Nunca abram nada do que não conhecem e nem pensem em ser curiosos, pois a curiosidade neste caso não mata o gato, mas pode matar o computador.
Deixo-vos esta imagem que encontrei na internet, que mostra precisamente o novo vírus que está em voga. Acreditem, não será voga por muito tempo. Muito em breve virá outro em nome de uma outra empresa qualquer como a segurança social ou o banco de Portugal...não queiram saber de palhaços. No circo há bem mais giros.
3 comentários:
Eu também recebi isso. Hoje as pessoas já fazem tudo para sacar dinheiro, a sorte é que já se sabe do que se trata. Normalmente quem cria uma coisa boa cria uma coisa má. Os antivirus só existem por quem cria os virus. Pensa nisso. Vá lá que não foi nada grave, podias ter ficado sem computador como um colega meu.
Virus eram comigo. Mas agora tenho muito mais cuidado com os sites que visito desde que perdi um laptop com um virus qualquer que me queimou a placa gráfica. Bonito não? Gente mafiosa. Este mundo está cheio de doidos.
Este post é muito interessante e deu-me uma grande ajuda. Thanks tania.
Enviar um comentário