Bem vindos ao meu blog. Aqui escrevo o que penso, o que me apetece e o que bem entendo. Fiz-me entender? Nem por isso? É complicado exemplificar. Puxai uma cadeira. Comei pipocas e ride! Sim...riam muito porque tristezas não pagam dívidas.



domingo, 27 de maio de 2012

Amigos só nas ocasiões?

Desde que me lembro que existo, que me cruzo com aquele perfil de suposto amigo a tempo inteiro, mas que não é a tempo inteiro.
Passo a explicar.
Um amigo, quando se diz ser amigo, deveria de o ser todos os dias e não só quando lhe dá na vontade.
Algumas pessoas que conheci no passado e com as quais fiquei particularmente amiga, acabaram por decidir mudar o rumo das suas vidas, o que não é de estranhar que tal coisa suceda. O que é de estranhar é quando essa mudança implica virarem as costas a quem fica sempre disponível e de braços abertos.
Há alguns anos trás eu tinha muito esse hábito de acabar por perdoar quando só se lembravam que eu existia no momento em que se viam aflitos e sem ninguém para os ouvir.
Acontece que nos dias de hoje as coisas não são bem assim, como tal, para todas as pessoas que tenham passado pelo mesmo processo de amizade a roçar o anormal, um concelho para vós:
  • Mandem o fulano/a passear. Vocês não têm que ficar o resto da vida á espera que fulano/a dê sinal de vida. 
  • Mandem fulano/a fazer uma Oração a Nossa Senhora de Fátima. Normalmente as pessoas só se lembram dos santos quando estão entre a espada e a parede. Se o que se passa com o vosso amiguinho nómada for o mesmo, uma Ave Maria e um Pai Nosso resolve o problema. Além disso, se formos a ver o assunto com calma, no fundo para essas pessoas somos os santos terrestres que eles têm, só se lembram de nós naquelas horas...quando já nem nos lembrávamos que tal pessoa existia.
  • Ignorem. Não digo que não falem com a pessoa. Até porque não seria propriamente ético. Mas falem na mesma moeda. Perguntem como vai, afinal de contas se vos procura é porque tem algum interesse, e percebam o que realmente se passou, afinal de contas procurou-vos, há que rir um bocadinho disso.
  • Façam como vos fazem a vocês. A vossa agenda está muito cheia. Ninguém gosta de ser a última escolha de ninguém. 
  • Não gastem dinheiro a responder ás sms de fulano/a. Não vale a pena. Percebam que já perderam anos/meses/dias a dar concelhos e apoio e a levar sempre com os pés.
  • Façam fulano/a perceber que vocês não estão nem aí para a situação. Afinal de contas ele/a faz o mesmo quando tem uma ocupação mais relevante.
Vale sempre a pena seguir estes tópicos. Afinal de contas já houve quem os tivesse feito sem motivos, porque não poderemos ser nós a tomá-los como exemplo?
E vocês, meus caros..já tiveram algum amigo em part-time super querido/a que só se lembra de aparecer quando está depressivo?
Como eu vos entendo. 

5 comentários:

Cátia disse...

Tânia essa tua comparação entre nós e Nossa Senhora de fátima...está divinal.
Oh pah eu despacho logo isso. Eles esquecem-se de mim e eu deles, simples. Nem perco tempo.
Normalmente é o namorado novo, é viver juntos, é tudo e quando a merda dá po torto pumba, batem-me á porta. Vejo quem é e nem abro. Bye bye and gook luck fucker.
Faz o mesmo.

Jorge disse...

Cara tania, isso é o que há mais. Quantos de nós nunca sentiram um interesse em algo na vida? Pessoas interesseiras há mais que honestas.
Bom post.

Marta disse...

Só nas ocasiões e ás vezes nem isso.

Anónimo disse...

Gostei. Haver até há muitos. Demonstra o que pretendes sempre de uma amizade quando queres que ela dure. Só dura o que realmente tem valor.

Unknown disse...

Isso é simples, quando te dão para trás, pegas em ti e fazes o mesmo. Ninguém perde tempo com coisas sem interesse Tânia. É tão simples como isso.