Bem vindos ao meu blog. Aqui escrevo o que penso, o que me apetece e o que bem entendo. Fiz-me entender? Nem por isso? É complicado exemplificar. Puxai uma cadeira. Comei pipocas e ride! Sim...riam muito porque tristezas não pagam dívidas.



domingo, 8 de janeiro de 2012

Vozes de burro nunca chegam ao céu

Hoje deu-me para me meter a pensar no motivo que leva as pessoas a tão mal dizerem umas das outras sem qualquer motivo, ou até mesmo se houvesse um motivo.
  • Dizer mal levanta uma má imagem, não de quem é mal falado, mas de quem fala mal dessa pessoa. Sempre achei esta frase muito verdadeira. Li algo assim parecido há alguns anos num livro algures na biblioteca, e concordo plenamente. A menos que seja com uma pessoa da qual confiemos plenamente, falar mal de outras pessoas para outras pessoas fica mal, dá má imagem e faz com que vejamos que o mal falante não é uma pessoa séria. Afinal, se diz mal de um, diz mal de um cento. Costumo dizer que pessoas assim têm espelhos partidos em casa.
  • Dizer mal é uma forma de esconder que estamos mal. Esta é outra frase verdadeira. Imaginemos que estou muito mal hoje porque fulano A está bem na vida, ou porque B tem um belo corte de cabelo e isso acabou por me deixar com a raiva a despontar (por acaso nunca sofri disso, mas conheço quem sofra)Pego na minha fantástica pessoa e vou para o primeiro café da zona dizer mal a torto e a direito, mostrando que estou muito bem na vida. Resultado: O que nós estamos a mostrar aos outros é precisamente o que se passa dentro de nós. Mais vale admitir que somos humanos e que temos todo o direito a reclamar sem motivos aparentes do que ir fazer figura de idiota. Afinal essas conversas chegam sempre ao ouvido de quem é mal referido e acaba por ser gargalhada total.
  • Apontar os defeitos dos outros é uma boa forma de se esconderem os nossos. " Fulano A tem a mania que tem tudo. Anda aí a falar que vai para o estrangeiro armar palhaçada, ainda bem que a deserdei. Depois vivem numa casa alugada e eu quero ver até que ponto se aguentam lá porque com os aumentos das rendas...e sou eu que lhes pago tudo, chulam-me a torto e a direito..." . Bem, toda a gente sabe que quando alguém fala este tipo de barbaridades, nem 50% do que é dito é verdadeiro, por isso nem vale a pena dar bandeira para pessoas assim. Mais vale B admitir a A que a sua vida ficou uma autêntica bosta desde que B se separou de A e que a renda da casa é só um pretexto para esconder as saudades de lá entrar. Por outras palavras, falamos assim como forma de esconder o que realmente sentimos. Digamos que A está num momento de raiva e mal com a vida, sem ocupação...falando de B sente-se muito mais aliviado.
  • Falar mal pelas costas é muito melhor que falar pela frente. Se calhar para A sim, que nunca faz frente a B na rua para lhe dizer na cara o que pensa. Falar mal de B aos vizinhos de B torna tudo mais fácil para A, pensando A que n dia seguinte B corre pela boca do mundo, quando na verdade no dia seguinte toda a vizinhança de B se ri de A. Por isso é que eu digo minhas gentes...nada melhor que uma boca bem lavada.

E vocês caros leitores? Já passaram por uma situação em que ouviram alguém falar mal de alguém? como ficaram? o que fizeram?
Comentai. Vou querer saber as vossas queridas opiniões.

1 comentário:

Cátia disse...

O ser humano fala consoante o seu ponto de vista e a verdade está muitas vezes do lado de quem a vê. Não existe uma verdade concreta nem uma mentira pura, há sempre uma razão para tudo e uma explicação lógica para tudo. Se bem que sim, tens razão. Neste teu post tive de dar a minha mão á palmatória. Há muita má lingua por aí. Não e deve dar importância a tudo o que se ouve dizer. Mas há que reconhecer que há mesmo gente maluca.