Bem vindos ao meu blog. Aqui escrevo o que penso, o que me apetece e o que bem entendo. Fiz-me entender? Nem por isso? É complicado exemplificar. Puxai uma cadeira. Comei pipocas e ride! Sim...riam muito porque tristezas não pagam dívidas.



terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Evasão da Propriedade Privada é crime ou é passatempo?

Hoje deu nas notícias que um jovem de 18 anos ficou em prisão preventiva por causa de uma fraude de ciber crime. Embora seja um crime já muito banal, dei por mim com os olhos postos na TV sem querer mudar de canal.
De um momento para o outro estava a recordar-me de como também eu já passei por essa situação e resolvi falar dela aqui no blog.
Há sensivelmente dois anos atrás conheci dois jovens com quem comecei eu e a minha melhor amiga a sair com alguma frequência para almoçar. Eram dois jovens da mesma Universidade que nós, mas de cursos diferentes. Os ditos jovens estudavam engenharia informática e estavam já no segundo ano nessa altura. Com o passar do tempo eu e um desses jovens iniciamos uma relação de muito sol e pouca dura e, quando a relação estava já a dar sinais de suicídio, o amigo desse rapaz com quem namorei começou a entrar-me nas contas todas (ou quase todas) que tinha, por pura obsessão. A início custava-me acreditar que era ele. Nunca entendi muito bem o motivo, mas até o começar a odiar profundamente foi preciso bater com a cabeça algumas vezes. Entretanto esse meu namorado e eu separamos-nos e foi quando começou o quarteto maravilha. Esse mesmo amigo do meu agora Ex, chegou a espalhar fotografias minhas na internet, a ir a um chat do AEIOU e enviar o meu e-mail para uma carrada de estranhos que me adicionaram ( mas logicamente que me contaram quem foi), chegou a roubar-me a conta de e-mail e facebook por um dia, e...já eu saturada dessa situação e de saber que o meu Ex alinhava na situação sem se manifestar, resolvi ir á polícia com a minha amiga que também passava pela mesma situação. Nunca cheguei a saber se o fulano soube ou não que fui á polícia, mas no dia seguinte a ter apresentado queixa a minha conta foi-me devolvida e lá passava ele por mim com ar de quem não parte um prato, aquele ar de santo que demorou até eu descobrir que não passava de uma máscara barata que cai com pouco uso.
Eles os dois (o meu ex e esse seu amigo) chegaram a comentar que era mentira, que eu não tinha apresentado queixa, mas para que possam ver por vocês, deixo aqui a notificação. Não foi nada de muito complicado. Bastou falarmos da situação e deixamos os contatos telefónicos e de e-mail tanto dos jovens que cometeram o ciber crime como dos pais desses jovens. A sorte é que eu tinha esses contatos por ter já falado com os pais deles os dois e na altura deu jeitinho.
Como podem calcular não era algo que eu quisesse, mas teve de ser. Ninguém se deve calar perante uma situação que é considerada um crime, em que nos entram na conta para tentarem saber da nossa vida. A minha conta andou por muitos lados nessa altura. Já não bastava o meu ex fazer isso, se não o amigo dele e a sua namorada virtual que nem me conhecia de lado algum, que reside em Manaus e com o qual ele nunca trocou um beijo sequer.
Chamem-me o que quiserem, mas saltava logo á vista que esse rapaz não batia bem da bola. Quando eu não conheço uma pessoa ao vivo e a cores, jamais lhe ando a dar informações da minha vida. Estarei errada?
Mais tarde fiquei a saber que esse amigo do meu ex tinha começado a gostar de mim na altura em que eu e o amigo dele começamos a tal relação curta e que fez de tudo para nos conseguir separar. Espero que na Rússia ( local de onde essa pessoa provém) não seja sempre assim quando um rapaz quer arranjar um partido).
Mais adiante recebi uma carta do tribunal, tratando-se de um caso semi-público, escrito por uma advogada que iria acompanhar o meu processo e com a qual tive contato para saber dos meus direitos. A pena de prisão por um crime do género ía de 3 anos para cima com indemnização incluida, o que já não era nada mal pensado, dado que perdi muito tempo com tamanha fantochada de duas criancinhas de pré-primária. Apesar de tanto eu como a minha amiga estarmos muito motivada em fazer CTRL-ALT-DEL e terminar a sessão de palhaçada que tanto divertia os dois desocupados, de um dia para o outro resolvemos tirar a queixa. Fomos á polícia e retiramos a queixa, que ainda assim não livrou os dois jovens de ficarem sob investigação policial ( o que me deu bastante prazer e foi até justo). O senhor que nos ouviu disse que iria ficar com o contato deles e dos familiares ainda assim e entrou na hora com um processo de investigação, alegando que se com a idade que têm já fazem o que fazem, o que fará quando forem mais velhos. E não deixa de ser verdade.
O motivo que nos levou a tirar a queixa na altura foi simplesmente porque achamos que além de demorar a correr o processo, ainda teria de passar por um processo de investigação e só depois o caso seria levado a tribunal e talvez nesse tempo já ambos tivessem um brinquedo novo com que se entreter. No fundo o que mais queríamos as duas era sopas e descanso. Além do mais, eu não estava para aturar aquele caso ás costas tantos anos. O simples facto de me ter mexido na altura já valeu o susto.
Por isso vos digo meus caros leitores. Não importa a natureza da situação, mas se passam por algo semelhante e suspeitam de quem vos entra na conta, não fiquem parados. Isso só poderá contribuir para que a situação se alastre.


4 comentários:

Gisela disse...

Belo post.
Na altura eu retirei a queixa que fiz, simplesmente porque a justiça do nosso país é muito lenta e porque a policia não tinha condições para poder investigar o caso.
Lembro-me do policia que tratou da minha ocorrência me dizer que é impressionante como pessoas com aquela idade cometem crimes de tais dimensões e que se já o fazem com tenra idade, então quando forem mais velhos fazem bem pior.
É claro que tirei a queixa por contra vontade, uma vez que eu queria que a queixa andasse para a frente, mas já me bastava o que eu estava a passar.

Unknown disse...

Pois é, tal como li no comentário da Gisela, eu também acho que seja um crime muito feio e quem o pratica não tem mesmo noção dos limites. Ele há pessoas para tudo, gente maluca é o que não falta. Olha tu foste chamada de psycho porque o teu ex dizia que eras uma perseguidora compulsiva dele não foi? Então e isto foi o quê sendo assim? Foi um fã querem ver? Acho que as pessoas só falam do que não é com elas. Ele falou o que pensa e tu comprovaste ao mundo que te lê o que sabes, logo a diferença é notória. E o outro amigo dele é outro maluco varrido. Onde já se viu roubar-se a pass pessoal de uma conta que n lhe pertence? Quando forem mais velhos já assaltam bancos. Eu n desistia da queixa, ía com ela para a frente e desse por onde desse eu acabava com a risadinha desses bebés da internet.

Jorge disse...

É só para veres que há pessoas que não têm noção do ridiculo e do quão malucas elas são. Se andas atrás como o outro dizia não és mais que psicho, mas se ele te entra na conta é só a brincar entendes? um tiro de cacadeira resolvia metade do teu problema. Acredito que te tenha dado vontade de os matar com as tuas mãozinhas de boneca.

Unknown disse...

Só faz isso quem n tem os cinco sentidos bem medidos sabes?
Gente maluca é o que é! Olha, manda-os ao Júlio de Matos.