Bem vindos ao meu blog. Aqui escrevo o que penso, o que me apetece e o que bem entendo. Fiz-me entender? Nem por isso? É complicado exemplificar. Puxai uma cadeira. Comei pipocas e ride! Sim...riam muito porque tristezas não pagam dívidas.



terça-feira, 9 de outubro de 2012

Parar de fumar, uma decisão difícil, mas acertada

Hoje em dia é rara a pessoa que não fuma. Nós andamos pelas ruas misturados num ninho de fumo que nos envolve quer queiramos quer não.
Começar a fumar pode ter origem em muitas situações como a ansiedade, estar deprimido e escolher o cigarro como consolo, influência de terceiros e muitos outros fatores.
Não é difícil começar-se a fumar. O difícil é precisamente parar de fumar, por isso, quanto mais depressa se conseguir controlar o impulso de pegar num cigarro, tanto melhor.
Embora fumar possa ilusoriamente aparentar acalmar, não faz nada mais do que dar cabo da saúde e da carteira.
Fumar é um vicio do qual nem sempre é fácil sair. Por isso, para quem é fumador, irei dar-vos uma lista de coisas boas (ou talvez não) que o tabaco pode fazer por vocês.
  • Fumar provoca uma morte lenta e dolorosa
  • Pode conduzir ao cancro no céu da boca, laringe, faringe, pulmão, traqueia...e até de pele.
  • Fumar provoca elevada dependência derivada á nicotina contida, excessiva como forma de produzir maior aumento da compra de tabaco e obter mais lucro.
  • Fumar emagrece, mas porque provoca pressão sanguínea
  • Torna-se muito difícil largar o vicio depois de instalado.
  • Pode conduzir a doenças cardiovasculares, nos ossos etc
  • Estraga os dentes
  • Dá um hálito a cinzeiro
  • Perdemos mais paladar e olfato
  • Morremos mais depressa
  • ficamos cansados com mais facilidade, dado que o tabaco acelera o metabolismo
  • Entope as vias respiratórias
  • Provoca ansiedade e dificuldades respiratórias que poderão ser fatais.
Isto e muito mais...são claro, os "benefícios" do tabaco. Largar este tipo de vicio não é uma tarefa fácil, dado que exige um enorme esforço físico e mental da nossa parte, mas vale sempre a pena tomar essa decisão e tentarmos a todo o custo combatê-lo.
Um dos métodos mais fáceis que poderão levar a pessoa a tomar a decisão de deixar de fumar passa primeiramente pela decisão de o fazer.
O ideal seria partilhar essa decisão com pessoas chegadas, familiares, amigos, colegas de trabalho para que se possa  ser apoiado no caso de recaídas.
O melhor a fazer quando nos vimos tentados a pegar num cigarro será substituir esse hábito por um outro, como mascar uma pastilha, praticar desporto ou fazer uma pequena caminhada.
Seria importante consultar o médico de família para que se possa obter o aconselhamento adequado á situação, dado que o grau de dependência varia de pessoa para pessoa.
O desejo de pegar num cigarro só dura alguns minutos, como tal, o ideial é manter as mãos e a mente ocupados.
Fazer uma lista de todos os malefícios do tabaco, bem como um orçamento de quanto fica ao longo de um ano a despesa do fumador poderá ser motivante para deixar de fumar mais rápido.
Pessoalmente sei que o vicio de fumar é por vezes mais forte, mas não nos devemos deixar abater por ele. Custa sempre mais nos primeiros dias, cuja abstinência de nicutina nos pode trazer variações de humor. No entanto vale sempre a pena, tendo em conta que nunca é tarde para o fazer.
Passadas 24 horas de ter deixado de fumar, a circulação do ar começa a ser feita de forma mais eficaz facilitando a inalação e o reconhecimento de odores, o que nos pode levar também á necessidade de ingerir mais alimentos, dado que o paladar fica assim mais ativo e os alimentos tornam-se muito mais apetecíveis. Tal fator poderá conduzir ao tão aclamado aumento de peso. O peso é algo que podemos perder, porém não podemos perder os pulmões.
Devemos sempre controlar a alimentação e ter mais atenção á quantidade e qualidade dos alimentos que ingerimos, devemos evitar mais as gorduras e deitar mais o dente aos legumes e verduras.

Lembrem-se, nunca é tarde para deixar de fumar. Diminui e muito o risco de uma morte prematura e envelhecimento precoce. Vale a pena tomar essa iniciativa e a carteira agradece, especialmente agora.

3 comentários:

Unknown disse...

Ninguém disse que deixar de fumar vai ser simples, mas se tiveres coragem suficiente e fores uma mulher que cumpre com o que se compromete, muito bem, é o melhor que fazes.

Cátia disse...

Acho que fizeste a escolha acertada. Tomar pastilhas nos primeiros tempos é mais eficaz porque previne que o vicio volte a aparecer.

Eu fumei desde os 16 anos e hoje aos 33 deixei-me disso porque me estava a roer na carteira e a tosse já não era bom sinal. Parabéns pela força de vontade.

Unknown disse...

Esta foi a melhor decisão de todas as que já tomei. Só não resulta se mandares embora, se pensares que te deixas vencer.