Bem vindos ao meu blog. Aqui escrevo o que penso, o que me apetece e o que bem entendo. Fiz-me entender? Nem por isso? É complicado exemplificar. Puxai uma cadeira. Comei pipocas e ride! Sim...riam muito porque tristezas não pagam dívidas.



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Se for tudo à francesa é mais chique.

Provavelmente já devem de ter ouvido falar que os franceses são, na sua maioria, narizes empinados.
Embora eu não me pronuncie acerca desse assunto e também porque tenho amigos franceses, há coisas que não consigo ignorar e provavelmente vocês também já devem ter reparado.
Como eu não pretendo ficar aqui a criar um textos argumentativo extra grande, resolvi enumerar ou meter por tópicos aqueles assuntos á la francese que considero mais relevantes.

  • Um prato francês é a conta que Deus fez-  Sabem certamente ao que me refiro, ou não? Alguma vez foram a um restaurante ou alguém já vos contou que foi a um e todos os pratos cujos nomes estão em francês são mais caros? Se for um cozido á portuguesa possivelmente são 5 euros, mas se for um camarão a la Brochenne é cerca de 50 euros? É porque ser francês é très jollie. 
  • A melhor roupa é a francesa...- Possivelmente isto também já devem de ter ouvido. Há quatro anos mais ou menos, conheci uma rapariga francesa com quem tomei bastante afinidade. Um dia estávamos a almoçar juntas e a falar de roupa quando ela me disse algo que me deixou chocada como isto: " Quando cheguei de França para cá e vi que toda a gente usava calças de ganga fiquei espantada. As calças de ganga em Paris é aquele tipo de roupa que se usa para estar em casa ou fazer limpezas. E eu com uma expressão tipo: I mean...really? E a jovem continuava: "Os tecidos franceses são de alta qualidade." Moral da história: Nunca vistam calças de ganga diante de um francês para este não pensar que o foram visitar de roupão ou pijama.
  • Guarda-sol/Guarda-chuva- É algo puramente francês e que é chique...muito chique, as dondocas tocas bem vestidocas com uma sombrinha de renda branca para tapar o sol. Se há chuva temos de nos tapar da chuva...mas com o sol????For God sake. 
  • Literatura francesa e música francesa...do melhor- Nada contra. Sou pessoalmente apreciadora de algumas músicas francesas e alguns escritores também. No entanto não me venham com a ideia de que em França/Paris é que é porque as coisas não são bem assim. Querem agora ver que França foi abençoada por uma deusa que deu todo o requinte para um lado e nada para os restantes? Que eu me lembre o livro Terraço em Roma de Pascal Guignard foi a maior seca de sempre.
  • Alunas francesas em Portugal são mais espertas que alunos portugueses em França- Ora vamos lá a ver se me explico. Ninguém me contou, eu mesma vi, eu mesma presenciei essa situação e achei uma pena. Toda a aluna francesa que venha para Portugal em Erasmus é superior ao resto do pessoal que a circunda. Ela vem de um país mais á frente, cheio de coisas bué da loucas que não há em mais parte alguma e como tal não precisa perder tempo com coisas chatas destas da Universidade porque ela já nasceu ensinada e além disso não precisa pagar propinas porque a bolsa dela é três vezes superior á de um estudante português de Portugal. Ah pois é bebé...
Com estes tópicos podia eu levar o dia. Sei que há muitos mais tópicos que de momento não consigo recordar-me. No entanto meti os que achei mais relevantes. Caso se lembrem de mais alguns, por favor, comentai.

2 comentários:

Unknown disse...

A la Brochenne é muito mais á frente. Tens de ter cuidado com esse prato se não toda a gente quer um igual. ahahahahahahah

Anónimo disse...

A la Brochenne foi demais! Gostei do nome.