A grande desvantagem de ir para a explicação, além de doer na carteira, é que não somos os únicos que lá estamos com dúvidas, pelo que temos de esperar pela nossa vez, perdendo horas de estudo e consequentemente perdemos também a oportunidade de tirar uma positiva mais pomposa.
Desde a primeira vez que pisei uma escola até aos dias de hoje, já lá vão quase vinte anos e já deveria de estar acostumada aos horários e respetivas alterações dos mesmos.
Embora este ano seja muito mais soft, para conclusão de curso, nem por isso tenho de deixar de me levantar cedo e fazer precisamente a mesma coisa que se resume em ir para a Universidade e ter apenas três Unidades Curriculares, ou cadeiras (disciplinas para quem não souber). Embora na prática isto seja tudo muito bonito para quem ler, verdade seja dita, o período de adaptação custa sempre um bocado. Aluno em tempo de férias deita-se sempre das quatro da manhã para cima e agora...tendo eu de me levantar tão cedo, é mais do que normal que o corpo dê sinal. Não é que me esteja a queixar, até porque só frequento a Universidade porque quero, mas dado que quero tenho todo o direito em dizer que me sinto totalmente estafada, consumida pelas horas de estudo e ter de consolidar tudo isso com as tarefas domésticas, porque ter uma casa a cargo é puxado e isso já vós deveis de saber todos.(A menos que não faceis nada em casa)
Ora bem...vamos lá fazer uma listinha de coisas que um estudante Universitário tem que passar até que se sinta completamente em forma:
- Levantar muito cedo para ter tempo de tomar um banho e fazer o pequeno-almoço e por vezes o almoço porque nem sempre se pode gastar uma dinheirama para comer na Universidade, não estamos em tempo disso.
- Sair de casa a pé, apanhar o autocarro já quase a dormir em pé com o frio que já se faz sentir, já para não falar da chuva que já chegou
- Chegar á Universidade e ir a correr para a sala de aula praticamente para não se chegar atrasado. Agora temos mais horas de aula, o que nos deixa realmente mais motivados.
- Ouvir os professores a falar quase sempre sem parar, perder metade da matéria pelo caminho com o sono, escrever até partir os pulsos e meter calos nos dedos, ouvir mais um bocado o professor/a e rezar um Pai Nosso para que a aula acabe depressa.
- Sair de uma aula, quase não ter tempo de respirar e ir para outra...já toneladas de sono em cima.
- Sair das aulas e claro, ir a pé (eu sei que ainda não vos tinha contado esta parte e vão achar que sou doida, mas não há dinheiro para carregar um passe de 24 euros só para duas semanas, por isso é ir e vir das Gambelas a pé para Faro...)
- Chegar a casa, arrumar a casa, dar de comer aos animas, respirar cinco minutos e fazer o jantar enquanto se aspira a sala, se tira a roupa da corda ou se atende uma chamada telefónica do vizinho, do pai e do espírito santo.
- Fazer os trabalhos de casa, ler toneladas de PDF's e ficar atenta ao jantar para não queimar...queimar os neurónios com os trabalhos, fazer trabalhos de pesquisa...ok acho que chega.
- Jantar!!!! Sim, a melhor parte do dia...ou diria já noite?
- Arrumar a cozinha, lavar a loiça, meter tudo em ordem e preparar a roupa e a mochila para o dia seguinte. Sim...eu preparo tudo de antecedência porque gosto de fazer ronha de 5 minutos pela manhã, acho que também tenho direito.
- Meter o despertador, beber um chá e por sim...DORMIR!
Agora vós: Tenham ou não tenham aulas, como é a vossa rotina depois das férias? Têm dificuldades a levantar-se ou até se seguram? Comentai que é tão mau pensar que faço estas loucuras sozinha...
2 comentários:
Aulas não tenho, mas se quiseres podes vir comigo para o escritório ver como é o meu chefe. Dá uma sensação parecida com a tua, menos andar a pé.
Sou louco até ao ponto de fazer o mesmo. Mas por favor, poupa-me ás limpezas que já me chega o meu karma diário com elas.
Enviar um comentário