Bem vindos ao meu blog. Aqui escrevo o que penso, o que me apetece e o que bem entendo. Fiz-me entender? Nem por isso? É complicado exemplificar. Puxai uma cadeira. Comei pipocas e ride! Sim...riam muito porque tristezas não pagam dívidas.



sábado, 4 de fevereiro de 2012

Perguntas óbvias que nem merecem resposta

Cada vez são menos as vezes que me atrevo a ligar a televisão e perder do meu precioso tempo com as notícias cada vez mais bombásticas sobre o estado do nosso país.
Ele é os cortes nos rendimentos da Segurança Social, ele é os cortes nas isenções, ele é o aumento dos medicamentos, das consultas que passaram de 2 euros para 10 euros nos centros de saúde Pública (note-se bem a diferença) e agora a grande (velha) novidade dos aumentos nos transportes públicos que me fez subir a fúria á raiz dos cabelos.
Eu sou estudante na Universidade das Gambelas, o que quer dizer que preciso de usar transportes públicos para poder frequentar a Universidade de forma assídua e até dá mais geito que ir de carro, uma vez que sai mais económico. Antes meter o mínimo de gasóleo consumivel para 2 a 3 dias no carro equivalia mais ou menos a uma notínha de 10 euricos, e já não era exatamente baratucho, especialmente para quem passa o mês todo a ralar, ter de fazer contas á vida não é nada simples, eu que o diga. Mas agora suscita-me aquela dúvida terrível se de facto sairia mais barato ir de carro ou pagar um passe de 18 euros mensais. SIM MINHAS GENTES, O SUB-23 (OU PASSE SOCIAL DOS ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS) CUSTA AGORA 18 EUROS.Antes pagava 11,65 euros e era bem acessível, especialmente para nós estudantes que temos sempre tantas despesas com material que os nossos queridos professores amavelmente se lembram de inventar. Ele são fotocópias no valor de 10 a 20 euros e cheguei a gastar 30 euros com fotocópias porque era um manual e uma gramática de espanhol. Tudo bem que sai mais barato que comprar o manual em si, mas será que vale a pena? Diga-se que nem olhei para a gramática e os exercícios dados em aula podiam muito bem ser postos na Tutoria Eletrónica ( para quem não sabe o que é a TE, pode-se dizer que é o site da Universidade em que cada aluno tem de meter o seu número de aluno e respetiva password).

Agora nas nossas queridas notícias os telejornalistas andam pelas ruas a perguntar aos transeuntes o que acham dos aumentos dos transportes. Na certa devem de querer fazer o mesmo que um político faz na hora de ganhar votos, que é ir á população envelhecida com uma bandeirinha dos trezentos e uma canetinha que mal escreve pedir que votem em A/B/C porque prometem mudar o que só piora. Realmente ele muda, mas nunca vi mudar para melhor.

Penso que a resposta que os nossos queridos telejornalistas esperavam ainda ouvir seria algo do género:
"Acho muito bem que os transportes tenham aumentado. Eu sou podre de rica/o e nunca sei onde gastar o dinheiro. Não sou ~comprador compulsivo/a como a Fanny da Casa dos segredos 2, mas adoraria gastar algum em qualquer lado, nem importa onde."

Quando na verdade a resposta que eu daria seria:
"Nem se justifica o gasto para a deslocação e a longitude a que fica. Que eu saiba as Gambelas não mudam de sitio para que os aumentos tenham sido exorbitantes e muito menos melhoraram a qualidade dos transportes que avariam onde bem lhes dá na gana, já para não falar que temos sempre que esperar séculos pelo autocarro por este motivo e por aquele e nunca percebi a lógica de dar 18 euros por um passe quando não vejo qualidade alguma nos serviços prestados. Ah...sem falar que os autocarros estão sempre um nojo desde cascas de pipas a bancos com papelitos. Não me interessa que não tenham sido vocês a sujar, eu é que não fui e eu é que tenho de pagar todos os meses um valor que não se justifica"

E vocês, que diriam se vos fossem entrevistar e vos fosse perguntar o que acham dos aumentos dos transportes?
Diriam para irem levar no traseiro ( eu muito provavelmente sim)
Ofereciam um pacotinho de arroz ao nosso Cavaco Silva em troca de um desconto de 10% nos passes sociais ou pediam em direto o número de telemóvel da Fanny para vos pagar o passe?
Agora fiquei indecisa...tanta boa decisão...

2 comentários:

Cátia disse...

Acho que mais cómico que este post impossível.
Realmente é bem verdade. Eu uso muito os transportes públicos e ja sinto que me fica mais barato ir de carro e para a distância a que me desloco nem vale o preço que é. Quero ver até quando esta situação se vai manter.

Jorge disse...

Nada mal pensado.
Pedir á Fanny seria uma boa alternativa, pedir algum ao João Mota também não era nada mal pensado, mas dar um pacotinho de arroz ao Cavaco Tânia...
Isso é que não concordo. Com esse pacote de arroz faço eu muita coisa. Só se ele quiser uma martelada nas trombas.