Bem vindos ao meu blog. Aqui escrevo o que penso, o que me apetece e o que bem entendo. Fiz-me entender? Nem por isso? É complicado exemplificar. Puxai uma cadeira. Comei pipocas e ride! Sim...riam muito porque tristezas não pagam dívidas.



quarta-feira, 25 de março de 2020

Com chinês ninguém brinca

É mesmo verdade pessoal. O Chinês é um bicho estranho. Não estou a ser racista, não interpretem como tal, eu dou-me bem com chineses, vou a lojas chinesas, comi muito em restaurantes chineses, mas isso de comer em restaurantes chineses já não garanto que torne a acontecer. Imagine-se que eu estou a comer um crepe chinês e me sai de lá uma barata ou um gafanhoto vindo lá do mercado de Whuan...
Uma pessoa nunca sabe e no que toca a comida chinesa, diga-se que deixa muito a desejar.
Quando pensamos no Japão e nas coisas estranhas que por lá existem, pelo menos podemos ficar aliviados no que toca à higiene que existe pelas ruas japonesas, assim como lojas e mercados.
Na China, as coisas não são bem assim. Na china vendem-se animais exóticos nos mercados e colocados aos montes em gaiolas. Depois são mortos na tua frente para se dizer que consomes carne fresca mas é ali que os vírus nascem. Da falta de higiene, de cuidados e de avisos por parte do governo.
Na China, em 2003, algures num desses mercados, nasceu o SARS. Um tipo de coronavírus. Assim que se deu a pandemia e que mais tarde se veio a superar a mesma, o governo chinês proibiu a venda desses mesmos animais. No entanto, aos poucos voltou a ser permitido. Acho que o SARS já tinha servido de aviso. Pois não. Agora temos o primo do SARS. O COVID-19. Covid significa Corona, vírus, doença e o ano em que foi descoberto.
O governo chinês teve conhecimento que a pandemia começou em novembro, mas decidiram ocultar para não assustar a malta toda. Só quando viram que a situação se tinha descontrolado é que a notícia chegou aos nossos ouvidos. Agora temos o mundo repleto de pessoas contaminadas e a China a começar a ver os primeiros raios de sol.
Se no início da pandemia a China se viu em estado crítico, agora já pode bater palminhas de novo porque nunca irá passar pela crise que a Europa se prepara para enfrentar. Estamos todos neste momento a comprar máscaras e gel de mãos aos chineses.
A China sempre foi uma grande potência. Tudo vem da China, desde roupa a bens de consumo. Além disso, não há lugar do mundo que não tenha em cada esquina um restaurante ou loja chinesas.
Eu fiquei espantada por ver na televisão a forma como é monitorizado o vírus na China, com todos os cuidados de higiene e medidas severas de prevenção porta a porta, rua a rua. No entanto espanta-me que tanta medida severa não seja de igual forma aplicada a mercados e locais de comércio.
Também me consta que perto do famoso mercado de Whuan de onde veio o vírus, existe algures um laboratório em que cientistas se dedicam a estudar o coronavirus. Há tanto tempo a estudar e não há uma cura ou será que existe uma cura e o adiamento da mesma só serve para engordar os bolsos do estado, farmácias e sacar dinheiro ao zé povinho?
O cancro também é uma pandemia e embora exista cura é conviniente que a mesma não seja divulgada só para negócio.
Um frasco de álcool custava 1 euro e hoje é vendido a 23 euros? Máscaras a 150? Isto é ou não uma forma de lucro? De onde são mandadas vir essas máscaras? Será que não se disse já tudo?
Estejam descansados meus amores. O mundo está a mudar pela China. Estamos a viver um vírus que nada mais fará que nos reduzir à sua mísera insignificância. E ainda nos resta saber as consequências que a economia vai sofrer com isto. Será que se nos faltar dinheiro para um pão vem cá um chinês bater na nossa porta para nos dar? Claro que não, verdade?
Na minha opinião, as fronteiras com a China deveriam de ser fechadas. Não digo que eternamente, mas por algum tempo. Seria importante a China sentir um pouco do que a Europa passa e ainda irá passar por tempo indeterminado. Se a lei é ficar em casa, lavar as mãos, fazer a higiene da casa, e foi a China que nos ensinou, então a China que use esse exemplo para desinfetar mercados, ruas, não vender animais selvagens. Já seria uma boa conduta e nem sou Primeira Ministra de nada, mas se o fosse...
Ficamos por aqui. Vamos vendo como a situação se vai desenrolar. A China agora está pronta para prestar auxílio. Penso que seja uma tentativa de lavar as mãos e sair pela calada, também não posso julgar ninguém, embora tenha o direito de criticar o que me apetecer, sabendo eu que não devo de ser a única no mundo que pensa assim.

Sem comentários: